sábado, 26 de setembro de 2009

Como funciona o Winrar


winrar_icon
O Winrar é um popular programa para compactar e descompactar arquivos e pastas inteiras.
Há duas grandes vantagens em comprimir uma pasta ou um arquivo. A primeira vantagem é que o arquivo fica bem menor, e esta qualidade de compactação varia conforme o tipo de arquivo. Arquivos de vídeo e programas por exemplo, não são tão reduzidos, porém arquivos de texto, imagens ou apresentações de PowerPoint podem ser reduzidos em até 90% do tamanho sem a compressão.
A segunda grande vantagem diz respeito à compactação de pastas inteiras. Além de reduzir o tamanho final dos arquivos de dentro da pasta, é possível compartilhar pela internet toda a pasta e seu conteúdo como um único arquivo.
Como compactar seus arquivos
Depois de instalar o Winrar, estará disponível basta clicar com o botão contrário sobre o arquivo que deseja compactar e selecionar a opção Adicionar para "arquivo.rar".
A opção mais utilizada é a da imagem abaixo.
image
Esta é a maneira mais simples e rápida de compactar um arquivo. Não precisa configurar nada e o novo arquivo compactado é criado na mesma pasta do arquivo original automaticamente.

Uma desvantagem deste método de compactação é que poder definição o Winrar "memoriza" todo o caminho de pastas até o arquivo, chamado "Caminho Relativo".
Por exemplo: se o arquivo que deseja compactar estiver dentro da pasta Meus documentos, e dentro da pasta Minhas Imagens e dentro da pasta Fotos do Casamento, o arquivo compactado também terá este caminho até o arquivo.

Dica: quando você compacta um arquivo,  o programa não exclui o arquivo original, e sim cria um cópia compactada dele. Isto também se aplica à compactação de pastas.
Como compactar pastas inteiras
É exatamente da mesma forma que compactar um arquivo. Só que desta vez, ao invés de clicar com o botão contrário sobre o arquivo, você clicará com o botão contrário sobre uma pasta!
Como descompactar arquivos e pastas
O processo de descompactação é muito semelhante ao de compactação. O que muda, de fato, é a opção que você irá escolher na hora de descompactar.

image

Há duas opções interessantes para descompactar:
A primeira é
Extrair aqui.
Esta opção extrai os arquivos compactados sem adicionar as pastas que foram adicionadas na hora em que a pessoa os compactou. Pode ser útil mas é bom cuidar para não extrair milhões de arquivos em locais indesejados, como por exemplo extrair desta forma na Área de trabalho, já imaginou a zona?~
Assim, esta opção é útil quando o arquivo compactado já está na pasta certa de extração.

A segunda opção é bem mais amigável.
Extrair para "o nome do arquivo"…
Esta opção extrai os arquivos compactados primeiramente criando uma pasta do mesmo nome do arquivo e depois extraindo o conteúdo para dentro ela.

Esta opção é mais organizada para extração e garante maior organização dos seus arquivos.
Clic Aqui para para faser o download

2 comentários:

Para entrar em contato basta preencher o formulário abaixo. Nele vc pode tratar sobre suas dúvidas, deixar sugestões e fazer suas críticas e/ou comentários.