terça-feira, 14 de outubro de 2008

Crack, serial, keygen

Crack, serial, keygen: o que são?
Já ouviu falar dos termos, mas não sabe o que é? Não sabe diferenciar um crack de um número serial ou um keygen? Entenda as diferenças.
Basicamente:
Crack = programa ou arquivo modificado (hackeado, de hack) que geralmente se substitui ou adiciona ao software original, para que funcione com seus recursos liberados. Às vezes o crack vem pronto, às vezes é chamado de “patch”, onde um executável modifica os arquivos originais do programa, tornando-o “crackeado” e funcional.
Serial = Serial Number = Número Serial = Número de Série, numa tradução livre. Na prática, nem sempre é um “número de série”, como ocorre em dispositivos físicos. Normalmente é um código (de letras e números, quase sempre) único para cada usuário registrado de um programa. Ao inserir e validar o número serial, o usuário pode usar o programa. Ao comprar um software pago, você obtém um número serial. Inúmeras pessoas distribuem números seriais para diversos programas, pela Internet ou entre amigos - o que é uma forma de pirataria.
Keygen = Gerador de chaves = Gerador de códigos = Gerador de seriais. Um keygen é um programa que gera e permite ao usuário obter novos números seriais ou códigos de ativação de um programa. O keygen não é o crack: ele gera o número serial, o usuário copia e digita num programa para validá-lo.
Existem vários outros termos no mundo de proteção de software, mas estes são os mais comuns. Vale a pena ficar esperto(a), e não sair baixando todo e qualquer crack ou executável que torne fácil o uso ilegal de algum programa. Muitos spammers e aproveitadores se utilizam da demanda que existe para esse tipo de software, para distribuir vírus e spywares, e depois roubar dados (como senhas) de quem usa tais aplicativos. Sites de cracks, seriais, ou downloads “piratas”, muitas vezes contém várias armadilhas ou vírus. A pessoa acha que vai se dar bem, usando um software sem pagar nada, mas poderá se dar mal, tendo dados roubados para o criador do programa. Às vezes o prometido até funciona, mas os dados… Nunca se sabe o que o crack fará ou instalará com exatidão no seu computador.

2 comentários:

  1. VejaBlog
    Seleção dos melhores Blogs/Sites do Brasil!
    http://www.vejablog.com.br

    Parabéns pelo seu Blog!!!


    Você está fazendo parte da maior e melhor
    seleção de Blogs/Sites do País!!!
    - Só Sites e Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs/Sites do Brasil!

    O seu link encontra-se no item: Blog

    http://www.vejablog.com.br/blog

    - Os links encontram-se rigorosamente
    em ordem alfabética -

    Pegue nosso selo em:
    http://www.vejablog.com.br/selo


    Um forte abraço,
    Dário Dutra

    http://www.vejablog.com.br
    ....................................................................

    ResponderExcluir
  2. A family member recommended me to your resource.
    Thanks for the details.

    Here is my webpage; www.totalfloormaintenance.net.au

    ResponderExcluir

Para entrar em contato basta preencher o formulário abaixo. Nele vc pode tratar sobre suas dúvidas, deixar sugestões e fazer suas críticas e/ou comentários.