domingo, 29 de novembro de 2009

Proteja seu email dos spams


Quem nunca recebeu no seu email várias mensagens chatas, com assuntos que não te interessam, vendendo e/ou oferecendo gratuitamente um produto ou serviço e afins. Isto é um incomodo que acontece com muitos internautas, que o diga este rapaz, até o Bill Gates recebe spam.
Logo abaixo veremos algumas formas de prevenção desses emails chatos.
O que é Spam:
O termo Spam, vem da abreviação em inglês de “spiced ham” (presunto condimentado ou presunto picante), é uma mensagem eletrônica não-solicitada enviada em massa. Para saber mais detalhadamente o que é spam, clique aqui.
Como prevenir:
A base da prevenção de spams é não realizar divulgações do seu email pessoal em sites públicos, como o próprio Orkut por exemplo.
Evitar cadastrar-se em sites duvidosos. Caso necessite realmente se cadastrar nestes sites, crie um email gratuito exclusivamente para direcionar este lixo, deixando seu email particular e/ou de trabalho somente para fins profissionais, educacionais e contatos pessoais.
Ao encaminhar emails para várias pessoas, utilize o campo CCO (Cópia Carbonada Oculta) pra adicionar os emails das pessoas que irão receber a mensagem encaminhada.
Ao encaminhar um email apague também do corpo da mensagem, os emails das pessoas que receberam a mensagem anteriormente, poupando assim as outras pessoas de também receberem os spams.
Como combater:
Se você é do tipo de pessoa que recebe spams em sua caixa de email, saiba que é possível combatê-los sem a necessidade de abandonar o email. Os provedores em sua maioria dispõem de opções para os emails, os chamados Filtros ou Autofiltros, onde é possível bloquear os emails a partir do conteúdo do assunto e até mesmo email do remetente.
Citarei aqui como configurar o filtro de dois dos principais emails, o Hotmail e Gmail.
Para o Hotmail:
Após aberta a sua caixa de email, clique no botão Opções (presente na parte direita da barra de funções) em seguida clique em Mais opções.
No campo Lixo eletrônico -> Filtros e relatórios, adeque-o as suas necessidades pessoais.
Em Remetentes confiáveis e bloqueados, poderá ser definido os emails dos remetentes que serão automaticamente bloqueados.
Em Personalizar seu email -> Classifique automaticamente seu email em pastas, será possível criar um filtro para que emails com Endereço, Nome e Assunto sejam automaticamente excluídos.
Pode ser necessário que seja criada mais de uma regra para o mesmo email, como por exemplo, definir palavras chave nos assuntos e um endereço.
Para o Gmail:
Clique em Configurações (ao lado do endereço de email na parte superior esquerda) em seguida clique em Filtros.
Se ainda não possuir nenhum filtro definido, clique em Criar novo filtro.
Defina os parâmetros de configuração do filtro nas caixas disponíveis, em seguida clique em Próxima etapa.
Marque umas das opções disponível para serem executadas ao receber este tipo de email e por fim clique no botão Criar filtro.
Sempre que necessário vá adicionando novos filtros ao email, definindo corretamente tanto o assunto quanto o remetente do email. Muitas vezes ao definir um filtro por assunto, já gera um grande alivio no recebimento destes emails.
FONTE:ciromota.net

Um comentário:

Para entrar em contato basta preencher o formulário abaixo. Nele vc pode tratar sobre suas dúvidas, deixar sugestões e fazer suas críticas e/ou comentários.