sábado, 27 de dezembro de 2008

O que é Exploit


Uma pequena rachadura pode provocar a queda de uma represa inteira!

Você pode manter seu vocabulário de acordo com todos os termos de informática, mas uma pequena falha pode ser a porta de entrada de um problema bem maior. Aproveitando que o assunto são falhas, portas abertas e problemas, você saberia dizer o que é um Exploit? Conhecer melhor seu significado certamente vai lhe ajudar a estar mais inteirado da segurança do seu computador.

Invasores à Vista!

Imagine que certo prédio é muito bem guardado e impede a entrada de qualquer suspeito. Um espião disfarçado de entregador consegue penetrá-lo com uma identidade falsa e, uma vez no lado de dentro, trata de desligar a energia geral para provocar uma grande distração. Aproveitando-se da desestrutura em todos os sistemas de segurança, os inimigos aproveitam a brecha para se infiltrar e invadir a construção. O nome deste espião é agente Exploit!

Uma arma da pirataria.

É claro que se trata de uma história ilustrativa, mas analogamente é isto que um Exploit faz. Aproveitando-se de uma brecha na segurança, ele entra em seu computador interpretado como dados inofensivos. Então estes dados provocam a instabilidade do sistema para diminuir temporariamente sua segurança. Finalmente o Exploit passa a executar ordens em seu sistema para roubar informações, invadir acessos bloqueados ou enviar um vírus.

Por definição, Exploit é qualquer programa, comando ou seqüência de dados que se aproveite da vulnerabilidade de um sistema para invadi-lo. Por vezes têm o intuito de prever as falhas do sistema, mas na maior parte dos casos seu objetivo é muito menos nobre.

Diferentes Tipos

O exemplo do espião é um dos métodos mais perigosos de infectar sua máquina com vírus e programas maliciosos. Ao contrário de outros meios contágio, um Exploit não precisa que o usuário clique em um determinado link ou execute algum arquivo. Desta maneira eles se tornam armas temíveis nas mãos dos hackers.

Também são chamados Exploits os comandos utilizados para burlar o uso limitado de softwares, neste caso conhecidos ainda como cracks. Um cracker é quem desenvolve estes furos nos programas, quase toda a pirataria se utiliza deste meio para obter acesso ilegal aos softwares.

Acesso ilegal.

Ninguém vai sair daqui com seu computador à prova de Exploits e muito menos pronto para invadir sistemas. O fato é que dominar definições como esta ajuda os usuários a ficarem inteirados dos processos que ocorrem em sua máquina e de como lidar com eles. Neste caso, o melhor a fazer é contar com um bom antivírus, um firewall competente, prudência em suas atividades e com certa dose de sorte, pois a única maneira de permanecer completamente imune a estes processos seria isolar seu computador por completo.

O que fazer caso esqueça a senha do XP


Saiba como agir caso você venha a esquecer a senha de login na conta de usuário do Windows XP.

Hoje em dia são tantos os serviços que demandam senha, que muitas vezes acabamos por confundir e até mesmo esquecer a combinação que definimos para acessar alguns serviços.

Além das senhas do banco e do cartão, você provavelmente deve ter que se lembrar das senhas do e-mail, MSN, Orkut e tantas outras, inclusive a senha que usa para se conectar ao Baixaki para inserir comentários e participar do fórum.

Contudo, uma senha é crucial que você não esqueça: a de login na conta de usuário do Windows. Afinal, sem ela não será possível nem mesmo utilizar o computador, certo? Errado! Pelo menos se você é usuário do Windows XP.

Removendo a senha do XP

Por questão de facilitar a vida do usuário que esqueceu sua senha, a Microsoft, na versão XP do seu sistema operacional, habilitou uma opção que permite a remoção da senha. Para isso, você precisa seguir alguns passos que o Baixaki ensinará agora.

Esqueci a senha, e agora?A primeira coisa a ser feita é reiniciar o computador e antes do Windows começar a ser carregado, pressionar a tecla F8. Você será levado até o menu de Opções Avançadas.

Lá, selecione a primeira alternativa, Modo Seguro. Assim, o Windows iniciará normalmente (talvez demore um pouco mais do que de costume) e então a tela de seleção de contas de usuário aparecerá na tela.

Além de todas as suas contas, lá você encontrará também uma nova conta, chamada de Administrador. É através dela que será possível remover a senha de qualquer conta de usuário do Windows. Acesse-a e então siga o caminho Painel de Controle > Contas de Usuário.

Agora, basta escolher a conta que você esqueceu a senha e clicar em Remover senha. A partir de agora, você poderá acessar a conta da senha esquecida normalmente e então, poderá definir uma nova palavra-passe para proteger suas informações.

Segurança

Obviamente, esta opção presente no Windows XP pode gerar alguns problemas quanto à segurança, afinal, nem todos a usariam somente para retirar a senha de sua própria conta. Apesar de ter demorado um pouco, a Microsoft se deu conta disso e esta opção já não está mais presente no Windows Vista.

Por que não se deve utilizar dois ou mais antivírus


É comum ouvir pessoas dizendo “pô, estou com dois antivírus instalados lá em casa e mesmo assim peguei um vírus”. Infelizmente a quantidade de antivírus não determina o nível de proteção de um computador. Na grande maioria das vezes, o resultado surtido é inverso do pretendido: ao invés de proteger mais o computador, este fica ainda mais vulnerável.  Mas por que isso acontece?

Primeiramente devemos ressaltar que estamos tratando exclusivamente de softwares antivírus, tais como Avast!, Norton AntiVirus e Kaspersky Anti-Virus. Aplicativos destinados ao combate de spywares, adwares, entre outras pragas, costumam servir de ótimos complementos para os primeiros.

Utilizar mais de um software antivírus não é necessariamente um problema, mas sempre será medida ineficaz no combate aos vírus. Na melhor das hipóteses, pode ocorrer de um aplicativo deixar algumas ameaças passarem batidas e o outro interceptá-las — isso é raro, mas pode acontecer. Sendo assim, seu computador estará um pouco mais protegido, já que teoricamente um antivírus está complementando o outro. Mas agora veja os pontos críticos dessa prática:

Consumo de recursos do sistema

Para manter seu computador protegido em tempo real, os softwares antivírus iniciam serviços em segundo plano automaticamente com o Windows. Comumente, eles são responsáveis pelo consumo de uma parcela generosa de recursos — memória e processamento. Se mais de um software antivírus estiver em execução, mais serviços estarão trabalhando em segundo plano e sua máquina terá o desempenho notavelmente afetado.

Dois antivírus no computador dificilmente se entendem.Incompatibilidade entre aplicativos

Uma situação comum no uso de dois ou mais softwares antivírus no computador é o desentendimento entre ambos os aplicativos. Isso acontece porque cada desenvolvedor projeta seus programas para trabalharem de maneiras diferentes. Sendo assim, é comum ver softwares antivírus detectando ameaças colocadas em quarentena pelo outro e vice-versa. Outro fato que costuma ocorrer é o ato da interceptação de uma ameaça em que os dois softwares a detectam. Como ambas as ferramentas bloqueiam o arquivo malicioso, por vezes torna-se impossível removê-lo. Um impossibilita a ação do outro.

Devido a esses problemas, muitos softwares hoje trazem mecanismos em seus instaladores que detectam a presença de outros aplicativos conflitantes, impossibilitando a instalação até que o(s) outro(s) softwares sejam desinstalados da máquina.

Em suma: as chances de você ter a proteção da sua máquina prejudicada são muito maiores do que tê-la aprimorada. O interessante mesmo é combinar aplicativos que se complementam, que desempenhem funções específicas. E o mais importante: utilizar o computador com cautela, procurar navegar em sites confiáveis e manter seus programas sempre atualizados.
Você gostou deste texto?

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Deixe sua barra de tarefas igual a do Windows 7

A barra de tarefas do Windows 7 não exibe aquele texto com o nome do
aplicativo ou documento, mostra apenas o ícone. Dessa forma, o usuário
ganha espaço e em geral os ícones representam bem o programa em uso (o
que depende da capacidade do usuário de se familiarizar com eles,
claro). O que poucos sabem é que a mesma característica pode ser
reproduzida nas versões XP, 2003, Vista e 2008 também.
Para isso, basta seguir estes passos:
  1. Execute
    o editor de registro do windows, para isso, abra a janela Executar
    (pressionando a combinação de teclas Windows+R), e digite regedit,
    pressione OK para abrir o programa;

  2. Abra a pasta HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\WindowMetrics;

  3. No
    painel da direita, crie um novo Valor da Cadeia de Caracteres (no
    Windows XP: Valor da Seqüência): clique com o botão direito em um
    espaço vazio do painel, selecione Novo e depois Valor da Cadeia de
    Caracteres ou Valor da seqüência. No campo que surge, dê o nome de
    MinWidth;

  4. Clique no campo e digite o valor -255;

  5. Clique em OK e reinicie o computador.
Vale
lembrar que alterações descuidadas no registro do Windows podem
inutilizar o sistema. Portanto, tome cuidado e sempre mantenha um ponto
de restauração para evitar surpresas desagradáveis.

Powered by ScribeFire.