sábado, 29 de novembro de 2008

Deixe sua conexão mais rápida


Um dos problemas que encontramos no Brasil é Banda Larga, você paga para ter acesso rápido à internet, mas acaba tendo por muitas vezes uma “emulação” de Banda Larga. Os serviços frequentemente ficam fora do ar, ou quando não estão fora, nem sequer chegam atingir a velocidade desejada. Fazer oque? Os provedores garantem apenas 10% da banda no contrato e estão cobertos de sua própria razão e justiça. Por enquanto o jeito é se conformar com isso e ir dando um “jeitinho” para tentar navegar com dignidade.

Nessas condições o que resta para o usuário é “se virar nos 30” para tentar melhorar ao máximo sua sua “Banda-Larga-Dial-up brasileira”. Um elemento importante na velocidade de sua navegação é o DNS, que é quem traduz os endereços que você digita em letras, por ex.: http://www.strobous.com para endereços IP (por ex.: 200.100.50.25). Isso Acontece toda vez que você visita um WEB site, envia um email ou digita um endereço de algum site. Se um Servidor DNS estiver fora, vai parecer que a Internet está fora. Se um servidor DNS estiver sobrecarregado, levará tempo para executar sua requisição.

O problema é que no Brasil, os servidores de DNS raramente funcionam de forma eficiente. Muitos provedores de internet sofrem para resolver os domínios com rapidez, resultando em páginas que demoram para abrir.

E o que você pode fazer para melhorar isso? Uma opção que testei e vale muito à pena (você vê na prática a diferença) é, ao invés de usar o Endereço DNS fornecido pelo seu provedor, experimente adotar o OpenDNS. Este serviço gratuito (e nada intrusivo - garantido) faz uma rápida busca e tradução dos endereços, que são usados a cada vez que você manda um e-mail, visita uma página de internet, utiliza serviços P2P, e assim por diante.

Utilizando uma base de dados inteligente, o OpenDNS beneficia o usuário com sua rede de alta performance, distribuída geograficamente e acompanhada por servidores redundantes. O serviço responde à sua conexão utilizando o servidor mais próximo, tornando tudo mais rápido e confiável.

Além disso, o OpenDNS oferece serviços muito interessantes. Erros de digitação comuns, como digitar .cmo ao invés de .com, são corrigidos automaticamente, de forma transparente para o usuário. Um virtuoso filtro contra phishing (uma entre as diversas formas de tentar roubar o seu dinheiro com golpes online) impede que você entre em sites comprovadamente perigosos, exibindo um aviso no navegador.

Quer mais? Não é necessário instalar absolutamente nada em seu computador, e o serviço funciona em qualquer sistema operacional: Windows, MacOS, Linux, e assim por diante. A empresa ganha dinheiro ao exibir propagandas e anúncios APENAS nos sites que você digitar errado, cujo domínio não existir. Trocando em miúdos, ele não interfere em sua navegação!”

Gostou da idéia? Mãos à obra! Basta modificar a sua configuração de DNS e adicionar os números abaixo:
 

win

DNS Primário: 208.67.222.222
DNS Secundário: 208.67.220.220

Usuários Windows 2000, XP ou Vista

- Entre no painel de controle, abra as conexões de rede e selecione o seu dispositivo de interface com a Internet
- Clique em propriedades e selecione o protocolo de Internet (TCP/IP)
- Clique em propriedades
- Basta preencher os campos de DNS primário e secundário com os números indicados acima e aceitar as configurações

Teste e comprove OpenDNS !

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

TRUQUE ANTIVÍRUS MUITO ÚTIL


Embora os nossos antivírus já sejam bastante bons isto é mais uma barreira útil contra vírus que fácilmente poderemos fazer!

Esta recomendação, recentemente divulgada, é de um Director Técnico da HP.

É um truque realmente engenhoso e de uma simplicidade gritante.

Quando um vírus entra no seu computador, ele se encaminha directamente ao seu livro de endereços, e envia-se para todos os endereços que ali encontra, infectando todos os seus contactos.

Então, adopte a seguinte técnica:

1- Abra a sua agenda de contactos e faça um 'click' em 'novo contacto', como se estivesse adicionando o e-mail de um amigo.

2- Na janela onde escreveria o nome do amigo, ponha 0000! (quatro zeros e uma exclamação - para ter certeza de que esse será o primeiro contacto da sua lista, o que pode não ocorrer se você colocar letras ou não puser a exclamação) .

3- Dê a ele o seguinte endereço de e-mail:   tem-virus@xyz .COM
 
RESULTADO :

O seu 'amigo' 0000!, com o endereço tem-virus@xyz.com , será o primeiro da sua agenda.
Portanto, será por ele que os vírus começarão a se encaminhar a todos os contactos relacionados em ordem alfabética na sua agenda.
Mas é óbvio que será impossível ao sistema entregar a mensagem do vírus no endereço criado.

E, quando a primeira tentativa falha (coisa que se sucederá por causa da falso endereço), o vírus não continua a se propagar, e os seus verdadeiros amigos não serão infectados.

Além disso, sabemos que à mensagem que não chega a um destinatário corresponde um aviso ao emitente dando-lhe conta desse fato. E, por isso, você receberá um aviso dizendo que sua mensagem para 0000! - com endereço tem-virus@xyz.com - não foi entregue... E você ficará sabendo que o seu computador TEM VÍRUS

Se todos nós usarmos este sistema tão simples, os actuais vírus não poderão se propagar tão facilmente e o número de computadores infectados diminuirá drasticamente.

Pela facilidade de se fazer o procedimento acima, envie esta mensagem para o maior números de amigos que puder para que todos possam aprender e evitar os aborrecimentos actuais que
enfrentamos quando acessamos a Internet.